NOSSOS VÍDEOS

Vídeo Completo - Série Artrose do Joelho

 (071) 35... Ver mais >

Viva Mais Viva Melhor – O que é a artrose do joelho?
Dr. Gustavo Azi – Trata-se de doença que leva ao desgaste anormal e progressivo da cartilagem do joelho, causando dor e deformidade articular.

Viva Mais Viva Melhor – Como a artrose do joelho se apresenta?
Dr. Gustavo Azi – Através de dor de evolução arrastada ao nível dos joelhos e que piora com os movimentos, associada ao aumento de volume e deformidade também da articulação.

Viva Mais Viva Melhor – Como diagnosticar a artrose do joelho?
Dr. Gustavo Azi – A avaliação clínica detalhada com o seu ortopedista, complementada com exames simples de imagem são suficientes para se chegar ao diagnóstico desta patologia. Uma observação importante é que não podemos nos esquecer que nosso joelho sofre desgaste fisiológico natural. Portanto, sinais de desgaste em radiografias não indicam por si só a presença da doença.

Viva Mais Viva Melhor – Qual o tratamento de escolha para a artrose do joelho?
Dr. Gustavo Azi – O tratamento de escolha é o tratamento conservador, através do uso por período curto de medicações e fisioterapia para alívio da dor e posterior atividade física específica para ganho de massa muscular.

Viva Mais Viva Melhor – A artroscopia tem lugar no tratamento da artrose do joelho?
Dr. Gustavo Azi – A videoartroscopia tem um papel limitado, porém importante no tratamento da artrose. Indicamos a artroscopia naqueles pacientes que possuem sintomas mecânicos, o bloqueio articular por exemplo. E que ainda não possuem parâmetros para se indicar a prótese do joelho, trata-se, portanto, de um tratamento paliativo.

Viva Mais Viva Melhor – Quando se indica a colocação de prótese no joelho em pacientes com artrose?
Dr. Gustavo Azi – A artroplastia total do joelho ou substituição da superfície articular por uma prótese tem sua indicação baseada na falha do tratamento conservador, quando o nosso paciente passa a ter dor mesmo em repouso ou pequenos esforços e/ou necessita de uso regular de tratamento medicamentoso para controle do quadro álgico.