NOSSAS ENTREVISTAS

Tema: Cirurgia Refrativa

 (071) 32... Ver mais >

Viva Mais Viva Melhor – Você sabe o que são os erros refrativos? Dentre os mais conhecidos estão a miopia, o astigmatismo e a hipermetropia, que podem ser corrigidos com o uso de óculos, lentes de contato ou mesmo a cirurgia refrativa. Muito comuns, eles atingem até 1/3 (um terço) da população em diferentes faixas etárias e podem causar transtornos no aprendizado e no desempenho das atividades diárias, além de desconforto social. Muitos sonham em eliminar em definitivo os óculos e para tanto, em casos selecionados, a cirurgia a laser é uma grande aliada. Rápida, precisa e permite o retorno em poucos dias às atividades sociais e profissionais do paciente. Para conversar conosco sobre o assunto e esclarecer as nossas dúvidas, convidamos o doutor Moacyr Freitas, especialista em oftalmologia.

Doutor, vamos explicar primeiramente para os nossos ouvintes o que são os erros de refração e qual a característica de cada um deles?
Dr. Moacyr Freitas – Então Olga, o que a gente chama de erro de refração é quando um feixe de luz sofre algum desvio provocado pelo formato do olho e não são focados na retina. Dentre eles estão a miopia que está relacionada a dificuldade de enxergar para longe, a hipermetropia que está relacionada a maior dificuldade de atividades de perto e o astigmatismo que é relacionado a sensibilidade à luz e a definição de detalhes. A partir dos 40 anos surge a presbiopia.

Viva Mais Viva Melhor – Quais são as queixas mais comuns de quem tem algum erro de refração?
Dr. Moacyr Freitas – As principais queixas são a dificuldade de enxergar para longe ou para perto, definição de detalhes, sensibilidade ocular à luz do ambiente, dificuldade de dirigir a noite, principalmente dor de cabeça quando está ao computador ou quando está estudando ou na televisão.

Viva Mais Viva Melhor – E como é que faz para corrigir estes erros de refração, doutor? Todos eles podem ser submetidos a correção cirúrgica?
Dr. Moacyr Freitas – A forma mais simples e mais comum de correção são os óculos. Existe a opção da lente de contato, mas exige mais cuidados e hoje em dia tem a opção cirúrgica que é a cirurgia refrativa. Todos esses erros de refração podem ser corrigidos com a cirurgia refrativa.

Viva Mais Viva Melhor – E o quê que é a cirurgia refrativa a laser, é também indicada para todos estes tipos de casos?
Dr. Moacyr Freitas – Sim. A cirurgia refrativa a laser permite a correção dos erros refracionais através do Excimer Laser. Ela está indicada para todos os tipos de erros refracionais, principalmente a miopia, astigmatismo e hipermetropia.

Viva Mais Viva Melhor – Existem contraindicações para a cirurgia a laser?
Dr. Moacyr Freitas – Existem sim. A decisão da cirurgia tem que ser realizada após o exame ocular cuidadoso feito pelo médico oftalmologista, associado a alguns desenhos complementares da estrutura do olho.

Viva Mais Viva Melhor – Qual que é o momento adequado para se realizar um tipo de cirurgia desta natureza, doutor?
Dr. Moacyr Freitas – Existe uma idade ideal que é após os 18 anos, que é quando os erros refracionais estão estáveis, com pouca ou quase nenhuma variação. É necessária ter a refração, que é o grau dos óculos, já estabilizada pelo menos em duas consultas consecutivas.

Viva Mais Viva Melhor – Doutor, nós sabemos que qualquer cirurgia implica em grau, ainda que pequeno, de risco. Quais são os cuidados antes e após uma cirurgia refrativa a laser?
Dr. Moacyr Freitas – Antes da cirurgia que é o pré-operatório é feito um estudo direcionado a córnea, identificando a sua curvatura e a sua espessura. Caso identifique alguma patologia é contraindicada a cirurgia ou mesmo algum dado fora do padrão é desaconselhada a cirurgia.

Viva Mais Viva Melhor – E a cirurgia é feita de que maneira? É preciso internação?
Dr. Moacyr Freitas – A cirurgia é um procedimento rápido, é totalmente indolor e não necessita de internação. Mas no dia da cirurgia é necessário estar acompanhado e após o procedimento pode retornar direto para casa.

Viva Mais Viva Melhor – Qual que é a diferença entre as técnicas PRK e Lasik? Qual o critério de escolha entre uma e outra?
Dr. Moacyr Freitas – PRK e Lasik são técnicas cirúrgicas para correção da refração, são opções decididas pelo cirurgião. Enquanto o PRK é realizado após retirar o epitélio da córnea, o Lasik é feito um flap na córnea e o laser é aplicado no interior do estroma da córnea, ou seja, se a córnea é mais fina opta-se pelo PRK, se é uma córnea mais espessa opta-se pelo PRK ou pelo Lasik, mas ambas as técnicas é o médico que decide.

Viva Mais Viva Melhor – O que seria a cirurgia refrativa personalizada?
Dr. Moacyr Freitas – A personalização da cirurgia é feita guiada ao estudo topográfico da córnea, ou seja, nos exames pré-operatórios a gente consegue fazer o mapa de elevação da superfície do olho, pode se aplicar o laser direcionado às regiões mais elevadas com o objetivo de deixar mais uniforme a superfície ocular.

Viva Mais Viva Melhor – O paciente pode sentir algum desconforto durante o procedimento? Quanto tempo dura mais ou menos a cirurgia refrativa a laser?
Dr. Moacyr Freitas – Antes da cirurgia é aplicado o colírio anestésico, então a cirurgia é totalmente indolor. O procedimento por olho dura por volta de 5 minutos.

Viva Mais Viva Melhor – O laser pode tratar 2 ou mais erros de refração num único procedimento?
Dr. Moacyr Freitas – Sim, os lasers mais modernos já fazem o tratamento combinado, se a pessoa tem miopia e astigmatismo ambos os erros refracionais são corrigidos.

Viva Mais Viva Melhor – Quais os cuidados, doutor, que o paciente precisa ter após realizar a cirurgia refrativa a laser e em quanto tempo ele vai poder voltar às suas atividades normais? 
Dr. Moacyr Freitas – Após a cirurgia recomenda-se repouso, evitar atividades que necessitam esforço ou risco de trauma, usar os colírios prescritos nos horários rigorosamente e o retorno às atividades habituais ocorre por volta do sétimo dia. Prática de esportes, principalmente esportes de contato, praia e piscina após 30 dias.

Viva Mais Viva Melhor – Em quanto tempo o paciente começa a perceber os resultados?
Dr. Moacyr Freitas – Então Olga, depende da técnica utilizada. No Lasik a recuperação visual ocorre nas primeiras 48 horas, já no PRK com 7 dias. Mas a estabilização da cirúrgica ocorre em 30 dias em ambas as técnicas. 

Viva Mais Viva Melhor – Após realizar a cirurgia, doutor, o grau do paciente pode voltar a aumentar?
Dr. Moacyr Freitas – Existe a chance de ter uma pequena variação, por isso que a gente opta pela cirurgia no momento em que o paciente já tem o seu erro refracional (seu grau) estabilizado em pelo menos duas consultas consecutivas de rotina.

Viva Mais Viva Melhor – Qual o risco de complicação da cirurgia refrativa a laser?
Dr. Moacyr Freitas – As complicações são bem pequenas, principalmente com o avanço do laser e das técnicas de exame e diagnóstico que hoje possuímos. As principais complicações estão relacionadas ao trauma pós-operatório, o uso irregular de colírio e a mais preocupante são as infecções.

Viva Mais Viva Melhor – Qual o grau de satisfação dos pacientes após a realização da cirurgia refrativa a laser, doutor?
Dr. Moacyr Freitas – São sempre bons. A possibilidade de você ter a liberdade dos óculos traz enorme prazer aos pacientes, o índice de satisfação é bem grande.

Viva Mais Viva Melhor – E agora finalizando, é um tratamento muito caro? Os convênios, bem como o Sistema Único de Saúde (SUS) oferecem cobertura para o tratamento da cirurgia refrativa a laser?
Dr. Moacyr Freitas – O SUS não cobre o procedimento. Os convênios e os planos de saúde têm autorizado os procedimentos naqueles erros refracionais bastante elevados, mas a cirurgia refrativa se popularizou e tem se tornado um procedimento bastante acessível.

Viva Mais Viva Melhor – Ok. Conversamos com o médico doutor Moacyr Freitas, especialista em oftalmologia. Doutor, muito obrigada e até a próxima!