NOSSAS ENTREVISTAS

Tema: Cirurgia de Catarata

 (071) 32... Ver mais >

Olga Goulart – Principal causa de cegueira evitável do país, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a catarata é aquela doença que deixa a vista parcialmente embaçada, com sensibilidade à luz e alteração da visão de cores. A patologia tem tratamento e seus portadores podem voltar a enxergar. Quem conversa conosco sobre o assunto é o médico Moacyr Freitas, especialista em oftalmologia.

Doutor, vamos explicar primeiramente o quê que é a catarata e como é que ela se desenvolve?

Dr. Moacyr Freitas – A catarata consiste numa opacidade parcial ou total do cristalino. O cristalino é a uma lente natural do olho que tem a função de focar a imagem na retina e no processo de envelhecimento ele vai perdendo a transparência.

Olga Goulart – Como é que uma pessoa, doutor, que tem catarata enxerga? Tem como o paciente desconfiar que está com a doença?

Dr. Moacyr Freitas – Sim, tem como. A primeira percepção é o embaçamento visual, muitas vezes é a queixa que os óculos estão sujos ou que os óculos estão fracos. Além do embaçamento da visão tem a perda do brilho das cores e a visão piora bastante a noite.

Olga Goulart – E é uma doença que afeta apenas pessoas idosas ou crianças também podem sofrer com a catarata?

Dr. Moacyr Freitas – A catarata senil, que é a catarata do idoso, é a causa mais comum, mas existem outros tipos de catarata, a catarata por medicamento, catarata traumática e a catarata congênita que é a catarata que acomete crianças desde o nascimento e que é mais rara.

Olga Goulart – Quais são as causas desde problema? Quais são as causas da catarata?

Dr. Moacyr Freitas – A principal causa é o envelhecimento natural do organismo, mas existem situações que aceleram a catarata, a exposição excessiva ao sol, o uso de medicamentos à base de corticoide, trauma, o próprio diabetes descontrolado e algumas doenças inflamatórias intraocular.

Olga Goulart – O uso de óculos, falta do uso de proteção solar, proteção contra os raios UVA e UVB, como a utilização de bons óculos escuros, por exemplo, também facilitaria o aparecimento da catarata? 

Dr. Moacyr Freitas – Hoje se sabe que o fator de aceleração do desenvolvimento da catarata são os raios ultravioletas. Para você ter uma prevenção ou desacelerar um processo que é natural do organismo, que é do envelhecimento, você teria que fazer a proteção desde criança, porque os raios ultravioletas, assim como qualquer radiação, ela é cumulativa. Então se você não tem uma proteção desde a infância a chance de você ter catarata com idade mais velha é maior.

Olga Goulart – A catarata tem tratamento?

Dr. Moacyr Freitas – Tem tratamento e é exclusivamente cirúrgico.

Olga Goulart – E como que é feita esta cirurgia? O paciente fica acordado, sente algum desconforto ou dor?

Dr. Moacyr Freitas – O procedimento cirúrgico evoluiu bastante nos últimos anos e se tornou seguro e com recuperação bem rápida. É realizada a sedação, uma sedação venosa leve e a anestesia é à base de colírio ou gel e a cirurgia é totalmente indolor. 

Olga Goulart – E o paciente já sai da cirurgia enxergando?

Dr. Moacyr Freitas – A recuperação visual já se inicia nas primeiras 24 horas após a cirurgia. A depender do estágio que se encontra a catarata, com 15 dias podemos ter o retorno total da visão.

Olga Goulart – Os dois olhos são operados no mesmo dia?

Dr. Moacyr Freitas – Não, após a recuperação do primeiro olho operado, que dura por volta de 15 a 30 dias, é agendado o segundo olho.

Olga Goulart – Bom, antigamente o paciente que fazia cirurgia de catarata ele ficava vários dias no hospital, hoje ele é liberado no mesmo dia da cirurgia. Como é o pós-operatório deste paciente, doutor?

Dr. Moacyr Freitas – Assim que acaba a cirurgia o paciente aguarda a recuperação da sedação e já é liberado, já recebe alta. As recomendações do pós-operatório são algumas restrições relacionadas a atividades que necessitam esforço, como abaixar a cabeça, atividade física, movimentos bruscos, mas a principal recomendação é o uso dos colírios conforme a orientação médica.

Olga Goulart – E porque colocar uma lente artificial no olho? Quais são os benefícios da cirurgia?

Dr. Moacyr Freitas – Após a retirada do cristalino opaco que é a catarata, é implantada uma lente artificial que ela é capaz de realizar o foco na retina. Então ocorre uma transparência porque o cristalino que estava opaco você retira e implanta a lente vai ficar transparente, então recupera a visão, recupera as cores, as cores ficam mais vivas e melhora a visão noturna em baixa iluminação.

Olga Goulart – Existe possibilidade de rejeição desta lente?

Dr. Moacyr Freitas – Não existe, elas são feitas com material inerte ao organismo. 

Olga Goulart – E os riscos de uma cirurgia desta natureza de cirurgia da catarata?

Dr. Moacyr Freitas – Como qualquer procedimento cirúrgico existem riscos inerentes da cirurgia. O que se vale é fazer uma avaliação clínica do paciente no pré-operatório, exame oftalmológico bem cuidadoso para medir os riscos cirúrgicos e um pós-operatório próximo do médico e seguindo as orientações médicas. Se você me perguntar qual é o risco mais grave de uma cirurgia de catarata seria a infecção.

Olga Goulart – E como que é feito o diagnóstico, doutor? A cirurgia deve ser feita logo que se descobre a catarata?

Dr. Moacyr Freitas – O diagnóstico é feito pelo médico oftalmologista. Como é uma doença, a catarata é uma doença que é de progressão lenta, o médico faz um acompanhamento da evolução da catarata do paciente, que geralmente se inicia por volta dos 60 anos, quando o paciente começar a ter sintomas e a ter sinais relacionados a catarata é indicada a cirurgia.

Olga Goulart – Problemas na visão como miopia, astigmatismo por exemplo, podem ser corrigidas também pela cirurgia de catarata?

Dr. Moacyr Freitas – Podem ser corrigidos. Hoje em dia as lentes intraoculares mais modernas já possibilitam corrigir estes erros de recessão e ainda corrigir tanto o erro de recessão para longe quanto para perto. O índice de satisfação é bem elevado, muitas vezes esses pacientes ficam livres de óculos, mas o único inconveniente é o custo elevado destas lentes.

Olga Goulart – Bom, para finalizar doutor, tem como prevenir a catarata?

Dr. Moacyr Freitas – A catarata faz parte do processo de envelhecimento do organismo, hoje com o aumento da expectativa de vida das pessoas, o número de procedimento cirúrgico de catarata se elevou juntamente. O que já se sabe é que a exposição ao sol acelera este processo. Então se desde jovem você se protege, a chance de você postergar a cirurgia de catarata é maior.

Olga Goulart – Conversamos com o médico Moacyr Freitas, especialista em oftalmologia. Doutor, muito obrigada e até a próxima oportunidade aqui no Viva Mais Viva Melhor.